domingo, 12 de junho de 2011

Colatina empata com o Vila, no primeiro jogo da final do Estadual Feminino: 1 x 1

Jogando no Justiniano de Mello e Silva, na manhã deste domingo, 12, fazendo o primeiro jogo da final do Campeonato Estadual Feminino, o Colatina Sociedade Esportiva não soube fazer o dever de casa e não saiu de um empate em um tento, com o Vila Nova, de Vila Velha. O Colatina busca um título inédito para suas cores, enquanto o alvirrubro quer o bi-campeonato. Com este resultado, o Colatina volta a jogar no domingo, 19, em Vila Velha, no jogo da volta, precisando vencer para abocanhar o título. O Vila, jogando em casa, com certeza, vai sair mais para o jogo e pode conquistar o bi-campeonato.

Na nossa visão, dois fatores foram determinantes para este empate: 1) A péssima arbitragem de Luzinete Gonçalves, que usou de dois pesos e duas medidas, na marcação de uma penalidade a favor do Vila, deixando de marcar uma para o Colatina, ainda no inicio do jogo, em lances muito parecidos; 2) A falta de leitura do jogo de seu treinador, que preferiu manter a meio campista Lane que, diga-se de passagem, fez um golaço, porém, se arrastou em campo durante o resto da partida.

O jogo começou com o Vila mais compacto a partir de sua intermediária e melhor volume de jogo, adotando o esquema 3-6-1, apenas com Ronalda na frente. Já o Colatina, no tradicional 4-4-2, sabia da sua necessidade de vitória e saia para o jogo em estocadas perigosas e mais insinuantes no ataque. A primeira chance de gol para as colatinenses aconteceu logo aos 8 minutos, quando Maisa foi derrubada dentro da área e a árbitra não marcou a penalidade. Para complicar, o treinador Heraldo Rucci perdeu Maisa, sua principal atacante, logo aos 10 minutos, mandando Maiara Costa para o jogo.

O Vila tocava a bola lateralmente e, quando fazia um lançamento para o ataque, procurando Ronalda, a defesa colatinense, bem posicionada, rechaçava qualquer tentativa de gol adversária. Mais contundente no jogo, o Colatina abriu o marcador aos 15, depois de pintura de jogada de Lane. A meio campista recebeu ótimo passe de Jaqueline quase na risca da grande área, chapelou Josi dentro da grande área e bateu de primeira, no cantinho direito baixo de Kelly, que nada pode fazer. Colatina 1 x 0.

Com o time canela-verde pouco ameaçando, e parecendo satisfeito com a derrota pelo placar mínimo, as colatinenses não souberam buscar um resultado que lhes desse maior tranqüilidade para o jogo da volta, em Vila Velha e recuaram, dando espaços no meio campo. Mesmo assim, a melhor chance das alvirrubras aconteceu aos 18, com Ronalda, quando a atacante invadiu a área e bateu torto, longe do gol de Gilmara.

O Vila tinha maior posse de bola e, consequentemente um falso domínio da partida. O Colá era mais presença no ataque, onde a pequenina Jaqueline, que tem futebol de gente grande, era presença marcante no combate e armação das jogadas, a partir da intermediária adversária. O azar colatinense, foi que as bolas chutadas a gol, chegavam sempre nas mãos da boa goleira Kelly, que possui ótimo senso de colocação.

Se o Vila não ameaçava com chutes de curta, média ou longa distância, foi a árbitra quem resolveu ajudar. No último minuto da primeira etapa, Gahya entrou na área e foi derrubada por Maiane e Luzinete Gonçalves apontou a marca da cal. Pênalti. Tuanny bateu e deixou tudo igual. 1 x 1. Para o Colá, ela fez vista grossa, mas para as visitantes, deu a penalidade. Portanto, dois pesos, duas medidas.

A segunda etapa foi de dar sono. Sem condições físicas ideais, as duas equipes pouco incomodaram as goleiras Gilmara e Kelly. No Colatina, a melhor chance veio aos 17, quando Lane chutou forte, rente ao poste direito do gol alvirrubro. Os treinadores tentaram mudar suas equipes, fazendo várias alterações. Luciano Tadino, do Vila, fechou ainda mais sua equipe, enquanto Heraldo Rucci, tentou tornar sua equipe mais ofensiva e não o conseguiu.

Para ajudar um pouco as colatinenses, aos 37 minutos, Tuanny levou cartão vermelho e foi para o chuveiro mais cedo. Na última chance de gol, Adriana recebeu bom passe pela esquerda da grande área, derivou para o meio e soltou um canhão, que passou rente ao poste direito de Kelly, aos 42. E o placar do primeiro tempo permaneceu até o apito final da árbitra. No Colatina, os destaques ficaram para Bruna e Jaqueline, enquanto Renatinha foi a que mais apareceu no Vila.

FICHA TÉCNICA:

COLATINA: Gilmara, Poli, Maiane, Sirley(Adriana) e Maiara Menino(Vanessa); Bruna, Marcilene(Suellen), Andréia e Lane; Jaqueline e Maisa(Maiara Costa). Treinador: Heraldo Rucci
VILA NOVA: Kelly, Vanessa, Josi, Rosa(Katieny) e Francieli; Juliana, Luana, Gahya(Monique) e Renatinha; Tuanny e Ronalda(Ingrid). Treinador: Luciano Tadino
CARTÃO VERMELHO: Tuanny(VN)
ÁRBITRA: Luzinete Gonçalves da Silva
ASSISTENTES: Jardriana Peixoto Gomes e Francine de Lima Maximiano, com boa atuação.

Foto: A atacante Jaqueline(esq), ao lado da meio campista Bruna.

E passa a bola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário