domingo, 25 de novembro de 2012

Nos pênaltis, Fortaleza bate Botafoguinho e conquista tetracampeonato da Taça Cidade


O Fortaleza foi melhor, e só não chegou à vitória, em função das ótimas defesas do goleiro Deivid. Vitória justa da equipe que mais buscou a vitória.

Jogo truncado, de muita catimba, paralisações e pouco futebol. Foi o que viu o torcedor colatinense que foi ao Justiniano de Mello e Silva na noite deste sábado, 24, quando Fortaleza e Botafoguinho fizeram a final da XVI Taça Cidade de Colatina. O resultado não poderia ser outro, senão um empate sem gols, no tempo regulamentar. Na cobrança de tiros livres direto, o Fortaleza foi mais competente e abocanhou seu quarto título da competição.

O Botafoguinho queria o bi e, de quebra, evitar que seu rival conquistasse o tetracampeonato da competição. A primeira etapa foi bastante equilibrada e, mesmo com muita marcação no meio campo, alvinegros e alvirrubros construíram boas jogadas de perigo para os goleiros Deivid e Rondinei.

Com bom toque de bola e muita movimentação no ataque, o Fortaleza chegou com perigo ao gol alvinegro aos 7 minutos, numa metida de bola de Badinho entre os zagueiros para Jefinho bater na saída de Deivid, que saiu do gol e fez defesa arrojada nos pés do atacante. O Botafoguinho chegou com Kalu fazendo boa jogada pela direita de ataque e batendo cruzado para a área. Na tentativa de afastar o perigo, Diego quase fez contra, desviando contra seu próprio patrimônio.

O jogo pareceu ter uma trégua em termos ofensivos, e as equipes preferiram trabalhar a bola no meio campo, dando uma trégua para os goleiros. Fazendo um bom trabalho de marcação a partir de seu próprio campo, o Fortaleza fazia a bola girar de um lado para o outro, numa tentativa de abrir a guarda da defesa adversária. Aos 33, num chute frontal, Victor Hugo obrigou Deivid trabalhar, evitando a caída de sua cidadela.

Com sua dupla de ataque bastante apagada, o Botafoguinho buscava alternativas pelos flancos, com os laterais Geismar e Leandro, mas era sempre bloqueado pelos defensores alvirrubros. Aos 40, numa cobrança de falta da intermediária, Victor Hugo bateu forte e Deivid fez grande defesa, com a bola tocando no poste esquerdo, indo a escanteio.

Só dava Fortaleza. Depois da cobrança de escanteio de Rincon, Jefinho dominou bola na área e, na hora da conclusão, Deivid fez mais uma defesa arrojada, evitando o primeiro gol alvirrubro, e acabou contundido, provocando uma paralisação de mais de 5 minutos. Aos 40, Rincon cobrou escanteio pela esquerda e colocou no primeiro pau para Gedeon desviar para o gol e a bola cruzar toda a extensão do gol alvinegro e sair a tiro de retorno para Deivid. E o primeiro tempo terminou sem que as redes fossem balançadas.

Para a segunda etapa, o treinador Garrafa voltou com mudança no Botafoguinho. O lateral Leandro deixou o gramado para a entrada de Dênis. E foi o Fortaleza quem começou no ataque. No primeiro minuto, numa linda tabelinha com Jefinho, que devolveu de calcanhar, Victor Hugo sobrou livre na cara do gol e bateu rasteiro no canto direito de Deivid, que fez excelente defesa e não permitiu que o placar fosse movimentado.

Sem muito brilho e com as duas equipes já bastante desgastadas, o que passou a acontecer, foram jogadas mais ríspidas, que a arbitragem tentava coibir com rigor. Aos 24, Jefinho, do Botafoguinho, por desrespeito à arbitragem, acabou expulso, indo mais cedo para o chuveiro. Aos 28, foi a vez de Kalu aparecer e quase tirar o zero do placar. Dênis fez boa jogada pela direita e tocou para Kalu passar de passagem por seu marcador, entrar na área e dar um tapa, tirando do goleiro Rondinei, que se jogou e mandou a escanteio de pontinha de dedo, garantindo o placar em branco.

Numa reprise de lance no final do primeiro tempo, Rincon bateu escanteio, Gedeon subiu livre no primeiro pau e desviou para o gol. Dênis, em cima da linha, evitou a vitória alvirrubra, afastando o perigo para o alvinegro, aos 39 minutos. A partir daí, as duas equipes preferiram valorizar a posse de bola e evitar correr riscos de sofrer um gol nos minutos finais e dar adeus ao título. E o zero a zero permaneceu até o apito final do árbitro.

Sem vencedor, o jogo foi para a cobrança de tiros livres diretos, com o Fortaleza sagrando-se tetracampeão. Kalu e Deivid converteram para o Botafoguinho, enquanto Duda, Dênis e Delei, perderam suas cobranças. No Fortaleza, Badinho, Gedeon e Victor Hugo converteram; Samuel e Rincon desperdiçaram. Final: Fortaleza 3 x 2 Botafoguinho.

FICHA TÉCNICA:

FORTALEZA: Rondinei, Gedeon, Samuel, Dudu e Júlio; Diego, Tigrão, Victor Hugo e Rincon; Badinho e Jefinho(Maiko). Treinador: Expedito Messias
BOTAFOGUINHO: Deivid, Geismar, Renan, Célio Garcia e Leandro(Dênis); Duda, Rafinha, Delei e Jefinho; Kalu e Ricardo Paraíba. Treinador: Garrafa
CARTÕES AMARELOS: Tigrão, Jefinho, Maiko e Samuel(FOR); Ricardo Paraíba e Geismar(BOTA)
CARTÃO VERMELHO: Jefinho(BOTA)
ÁRBITRO: Darlan de Souza Santos
ASSISTENTES: Vitor Tomazzi e Sebastião Fernandes Assis

FOTO: Fortaleza, tetracampeão da Taça Cidade de Colatina

E passa a bola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário