domingo, 29 de maio de 2011

São Mateus bate o Linhares e fatura o Bicampeonato Capixaba

Linhares 0 x 2 São Mateus

Bela festa proporcionaram as equipes e torcedores de Linhares e São Mateus na tarde/noite deste domingo, 29, na grande final do Capixabão 2011, em jogo realizado no Estádio Municipal Justiniano de Mello e Silva, em Colatina, onde o Pit-bull do norte faturou o título fazendo 2 x 0, com gols de Regilson no primeiro tempo, e Jânio Baiano, no segundo. Ao Linhares, um simples empate bastava para faturar o título, enquanto que o Pit-Bull, necessitava da vitória por qualquer placar, para levar o troféu para São Mateus.

Com um futebol vibrante e muita aplicação tática, o São Mateus começou o jogo no ataque, fazendo com que a defensiva do Linhares trabalhasse para segurar os avanços constantes de Rubem e Badinho pela esquerda. Pelo lado da Coruja Azul, que jogava com o regulamento debaixo do braço, também optou por jogar mais ofensivamente. E os bons lances começaram logo nos primeiros minutos com Kesley que recebeu de Wilker e bateu de primeira rente ao poste direito de Robson Bahia, aos 5 minutos. Aos 8, nova tabelinha entre os dois funcionou e a finalização de Wilker acabou longe do gol mateense.

Sentindo o bom momento do Linhares, o São Mateus resolveu colocar a bola no chão e partir para decidir o título com maior determinação e, aos 9, com Juninho, que cobrou uma falta e a bola desviou na zaga, quase pegando Hiran de calça curta. O São Mateus pressionava e o Linhares se encolhia dentro de seu próprio campo, na tentativa de buscar sair nos contra ataques rápidos para surpreender seu adversário. Aos 16, o São Mateus perdeu Rincon, mas ganhou em qualidade, pois Roberto Formiga entrou muito bem na partida, e as jogadas no meio campo passavam todas por ele, que municiava o ataque com toques rápidos, deixando os atacantes em boas condições para a conclusão a gol.

E o Pit-Bull sentindo seu melhor momento, partiu para o abafa. Aos 20, Badinho que já vinha infernizando a vida do lateral Wilker, fez ótima jogada pela esquerda e tocou para Macelo Pelé deixá-lo em condições de arremate, mas a trave salvou a Coruja Azul. Apenas com Zé Augusto na frente, o Linhares estava sem poder ofensivo e, a melhor chance só aconteceu aos 26. Ratinho cobrou falta pela direita para Patrick subir livre e testar em cima de Robson Bahia, que segurou firme e não deu rebote.

Aos 33, foi a vez de Rubem assustar o goleiro Hiran, num chute de longa distância que fez o goleiro linharense se esticar e colocar a escanteio. Um minuto depois, após uma cobrança de falta próxima à área do Linhares, Rubem acertou Zé Augusto, que foi a nocaute, porém, nada de mais aconteceu ao atleta que foi atendido pelo departamento médico e voltou para o campo. Depois de tanto insistir o tão esperado e merecido gol do Pit-Bull acabou saindo, aos 39. A jogada começou com Rubem pela esquerda, que alçou na área. Regilson recebeu e tocou para Marcelo Pelé, que chutou na zaga. No rebote, o mesmo Regilson bateu no canto direito, na saída de Hiran. 1 x 0. Nos acréscimos, Bombom quase empatou. O meio campista recebeu bola pela esquerda, derivou para o meio e bateu forte, a direita de Robson Bahia, que mais uma vez tirou o gol só com o olhar.

Para a segunda etapa, esperava-se que o técnico linharense corrigisse a marcação pela direita da sua zaga, onde Badinho e Marcelo Pelé fizeram o que quiseram pelo setor. Precisando do resultado, foi o Linhares quem saiu para o ataque. Aos 3 minutos Ratinho bateu falta e alçou na área. Robson Bahia saiu catando borboleta e Zé Augusto testou sobre o gol mateense. Nervoso, em função do placar desfavorável, o Linhares passou a errar passes em demasia, facilitando a vida do Pit-Bull.

Na tentativa de mudar a história do jogo, o treinador linharense trocou um meia por outro atacante, sacando Kesley, para a entrada de Washington, aos 12. Esta mudança foi a conta necessária para que o São Mateus matasse o jogo. E desta vez Badinho estraçalhou de vez. O atacante passou como quis por Patrick, foi ao fundo e cruzou na medida para Jânio Baiano, que vinha de trás, de cuca legal, colocar no fundo do barbante. São Mateus 2 x 0, aos 15 minutos, para delírio da torcida que já soltava o grito de campeão.

Mesmo sentindo que a fatura já estava liquidada, Wildson dos Anjos resolveu deixar sua equipe ainda mais ofensiva. Wilker e Igor deixaram o gramado, para as entradas do meio campo Gagai e o atacante Arthur. Porém, nada mudou no Linhares, que ensaiou uma pressão. No São Mateus, para trabalhar mais na marcação, Vevé sacou Jânio Baiano e mandou Nei para o jogo. Na pressão, o Linhares chegou bem aos 36 minutos, quando Zé Augusto recebeu boa bola pela esquerda da grande área e chutou no pé da trave direita de Robson Bahia. Washington ainda teve uma chance, mas na hora do arremate, a zaga chegou para travar e afastar o perigo.

O dia era mesmo do Pit-Bull e, pela terceira vez, aos 39, a bola chocou-se contra a trave de Robson Bahia, quando Arthur se antecipou à zaga e desviou de cabeça e a bola acabou explodindo no poste direito do goleiro mateense. Após este lance, com o apoio de sua fanática torcida, o São Mateus começou a ensaiar um olé e administrou a partida até o apito final do árbitro, enquanto sua torcida gritava é campeão, é campeão, é campeão.

FICHA TÉCNICA:

LINHARES: Hiran, Wilker(Arthur), Diego Martins, Patrick e Ratinho; Serginho, Giovani, Igor(Gagai), Kesley(Washington) e Bombom; Zé Augusto. Técnico: Wildson dos Anjos.
SÃO MATEUS: Robson Bahia, Kênio, Luciano, Jailson e Rubem; Ricon(Roberto Formiga), Juninho, Jânio(Nei) e Badinho; Marcelo Pelé e Regilson. Técnico: Vevé.
ÁRBITRO: Devarly Lyra do Rosário, com ótima atuação
ASSISTENTES: Fabiano Ramires e José Ricardo Linhares
4º ÁRBITRO: Felipe Varejão
5º ÁRBITRO: Diorgines Padovani

Foto: O meio campo Badinho, maior destaque do São Mateus e da partida.

E passa a bola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário