quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

No sufoco e de virada, Colatina bate o Gel e sobe na tabela de classificação

FOTO: O zagueiro Riso Surubim, heroi colatinense na
vitória sobre o Gel
O zagueiro Riso Surubim foi o principal destaque da partida ao fazer o segundo gol colatinense e o passe para o gol da virada.

Num jogo que parecia fácil e acabou se tornando dramático, com o Colatina jogando pra frente em busca de um gol logo nos primeiros minutos, em falhas do goleiro Hiran e do meio campo colatinense, o alvianil acabou levando dois gols em apenas dezesseis minutos de jogo. Os gols mexeram com os brios do onze comandado por Zinho, que foi buscar a vitória no último minuto de partida, na tarde desta quarta feira, 27, no Estádio Robertão, na Serra.

O primeiro tempo começou com o Colatina chegando com perigo ao gol de Edinho logo aos três minutos, quando Helinho cruzou no segundo pau e Gedeon tentou o gol numa bicicleta, desperdiçando boa chance, quando poderia fazê-lo de cabeça. Aos cinco, numa ótima enfiada de bola de Gil, Ratinho foi ao fundo e cruzou na medida para Beré testar fraco, em cima do goleiro Edinho.

A partir dos oito minutos, a casa colatinense caiu, numa saída errada de bola de Hiran para Ratinho. Renato se antecipou na jogada e cruzou na medida para Édipo conferir, decretando 1 x 0 Gel. Quando o Colatina já se organizava para chegar ao empate, o mesmo Édipo balançou as redes novamente. Hiran saiu jogando pelo meio, e Marcelinho Babam só deu um tapa para Édipo. Com o sistema defensivo colatinense todo desarrumado, o atacante driblou o goleiro colatinense e correu para a galera comemorando os 2 x 0 Gel.

O Colá sentiu o golpe, e passou a correr atrás do prejuízo. A primeira boa chance de gol veio aos 29 minutos, quando Ratinho bateu falta nas proximidades da área adversária e a bola carimbou a parede humana. Três minutos depois, Parley arriscou chute de fora da área e Edinho fez a defesa, numa bola cheia de veneno, quando Gabriel chegava para conferir.

O Colatina mandava no jogo, mas o Gel construía algumas jogadas que levavam perigo ao gol alvianil. Aos 45, num cruzamento de Helinho no segundo pau, Beré pegou de primeira e colocou no cantinho baixo direito de Edinho e diminuiu para 2 x 1 Gel, tirando a inhaca que teimava não deixar o onze colatinense.

As duas equipes voltaram com a mesma formação para a segunda etapa. No Colatina a mudança estava na postura. Determinado a buscar a vitória, o alvianil foi com tudo pra cima do Gel. Aos 7 minutos Beré cruzou da direita, Ratinho dominou na grande área, mas acabou chutando longe do gol de Edinho.

Fechadinho, e já muito desgastado fisicamente em função do forte calor, o Gel pouco ameaçava. O Colá era só pressão em busca do empate, que veio aos 15 minutos. Na boa trama do ataque colatinense, Helinho tocou para Gabriel servir Amaral. O meia bateu cruzado e, no bate rebate dentro da área, o zagueiro Riso, mesmo no chão, conseguiu empurrar para as redes e deixou tudo igual em 2 x 2.

Aos 16, o meia Zé Augusto deixou o gramado para a entrada do atacante Elvis. Na primeira chance, um minuto depois de sua entrada, numa falha do sistema de meio campo e defesa do Colatina, Elvis sobrou livre na cara do gol, mas acabou chutando a esquerda de Hiran. Depois do tempo técnico, aos 21, Amaral deixou o campo para a entrada de Delei, que deu outra cara ao meio campo alvianil.

O Colatina era só pressão, enquanto o Gel só se defendia e tentava jogadas em ataques rápidos e esporádicos. Aos 22, Ratinho fez ótima jogada pela esquerda e alçou bola na área para Beré, livre de marcação debaixo do gol, desperdiçar a chance da virada. William na vaga de Beré aos 28. Era o Colatina tentando chegar à vitória.

Desgastado fisicamente, a equipe do Gel dava espaços no meio campo para o Colatina trabalhar a bola com facilidade. Aos 29, numa saída rápida de bola, Delei lançou para William entrar na área e carimbar o poste esquerdo de Edinho. A bola teimava em não entrar, mas o Colatina não desistia da busca pela vitória.

Na segunda boa chance de gol na segunda fase, aos 40, Joabson desperdiçou ótima chance de passar à frente do marcador novamente. Lucas fez bom cruzamento e o meia, livre de marcação no segundo pau, bateu de primeira, mas à direita do gol de Hiran. No Colatina, Gedeon deixou o gramado para a entrada de Diego Raphael, que mais uma vez não disse a que veio.

Quando o empate parecia ser o resultado final, já nos acréscimos do árbitro e, sem opção na saída de bola, o zagueiro Riso Surubim optou pelo chutão para o ataque e foi feliz. Gabriel dominou na entrada da grande área e só rolou para Ratinho, que vinha de trás. O lateral driblou seu marcador e, mesmo sem ângulo, bateu entre a trave e o goleiro para fazer explodir o torcedor colatinense, virando o jogo para 3 x 2 Colatina.

Com a vitória sobre o Gel, o Colatina chegou aos seis pontos e à segunda posição na tabela de classificação, enquanto o Gel ficou na quinta. O próximo jogo do Colatina será às 20:00 horas da segunda feira, 04 de março, no Justiniano de Mello e Silva, contra o Vilavelhense. Já o Gel vai encarar o Espírito Santo no sábado, 02, aqui mesmo no Justiniano de Mello e Silva.

FICHA TÉCNICA:

COLATINA: Hiran, Helinho, Riso Surubim, Rodolfo e Ratinho; Parley, Gedeon(Diego Raphael), Gil Baiano e Amaral(Delei); Beré(Willian) e Gabriel Buru. Técnico: José Sarmento(Zinho)
GEL: Edinho, Lucas, Walace, Tupã e Renato; Cristiano, Joabson, Zé Augusto(Elvis) e Marcelinho Babam; Édipo(Rian) e Jorge Luiz. Técnico: Samuel Batista
ÁRBITRO: Bruno Barros Pereira
ASSISTENTES: Fabiano Ramires e Vanderson Zanotti
4º Árbitro: Fabiano Alves

E passa a bola!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Irreconhecível, Colatina perde dentro de casa e amarga sua primeira derrota na Segundinha

FOTO: A equipe do Colatina
Por duas vezes a equipe colatinense carimbou o travessão alvinegro, mas no final quem levou a melhor foi a equipe do Sul do Estado.

Depois de fazer sua estréia com uma vitória sobre o Esse, numa tarde/noite de futebol pobre e sem inspiração, o Colatina foi irreconhecível e conheceu sua primeira derrota dentro do Justiniano de Mello e Silva, logo na segunda rodada do Campeonato Capixaba da Segunda Divisão, ao ser batido, de virada, por dois tentos a um pela boa equipe do Castelo. O Castelo conquistou sua segunda vitória e continua líder isolado com seis pontos, enquanto o Colá permaneceu com três e caiu para a terceira posição.

O jogo começou nervoso, truncado, brigado e de muitos passes errados de ambos os lados, mas o Colatina buscou e encontrou espaço pela direita de ataque, abrindo o placar logo aos 7 minutos. Helinho recebeu bola pelo meio e abriu na direita para Rodolfo alçar na área e Gabriel subir com estilo, testando no ângulo superior esquerdo de Jackson, para fazer 1 x 0 Colatina.

O jogo continuava brigado e o meio campo bastante congestionado. O Castelo absorveu bem o gol sofrido e foi para o ataque, chegando ao empate sete minutos depois, numa bobeada de toda a zaga colatinense, que ficou parada quando Everton dominou dentro da área e bateu para deixar tudo igual em 1 x 1.

Com Gil Baiano jogando quase como zagueiro e Amaral perdido no meio campo, o Colatina pouco ameaçou a partir do empate e o que se viu foram jogadas ríspidas de ambos os lados e o árbitro tentando coibir. Helinho foi premiado com o cartão amarelo, aos 39.

O Colatina começou a segunda etapa querendo jogo com Gil Baiano arriscando de fora da área. A bola assustou o goleiro Jackson, passando rente ao travessão alvinegro logo aos 4 minutos. Aos 10, Amaral deixou o gramado para a entrada do meia-atacante Beré. Parley, aos 17, saiu para a entrada de Gedeon. O treinador colatinense queria a vitória e colocava o alvianil no ataque.

Com forte marcação no meio campo, o Castelo não deixava Gil Baiano jogar e ainda saia rápido nos contra ataques. Aos 20, Zé Afonso foi lançado no costado da zaga, mas na hora da conclusão bateu fraco, nas mãos do goleiro colatinense. Dois minutos depois, o mesmo Zé Afonso desperdiçou outra boa chance, quando Netinho fez ótimo cruzamento no segundo pau e o atacante testou em cima de Hiran.

O Colatina estava vivo e chegou com perigo aos 28, quando Gil Baiano alçou bola na área e Moisés testou no travessão de Jackson. Aos 29, num lance muito bem trabalhado desde a saída de bola, o lateral Netinho recebeu bola na grande área, buscou espaço para o chute, driblou Hiran e bateu para o gol vazio, fazendo 2 x 1 Castelo, de virada.

Na tentativa do empate, aos 30 Helinho colocou bola na área, Moisés dominou de costa para o gol e tentou o giro sobre seu marcador, mas na hora da conclusão, bateu à esquerda do gol alvinegro. Três minutos depois, Gil Baiano ganhou jogada pelo meio e sofreu falta nas proximidades da grande área adversária. Ratinho foi para a cobrança e a bola caprichosamente, explodiu no travessão de Jackson novamente.

Com o resultado favorável, o Castelo se fechou de vez, buscando apenas jogadas nos contra ataques. Do outro lado, o Colatina era só pressão. No desespero, aos 37, o treinador colatinense sacou o zagueiro Branco, que esteve mal na partida e mandou Diego Raphael para o jogo. Estranhamos esta mudança, já que o meia é um jogador bastante limitado tecnicamente. Com esta mudança, Beré foi para o ataque.

E o Colá foi à luta. Depois de boa trama no ataque, Ratinho alçou bola na área e, na tentativa do cabeceio, Riso Surubim furou, desperdiçando boa chance de chegar ao empate, aos 39 minutos. Apenas para dar uma esfriada no jogo, aos 42 Zé Afonso foi substituído por Naldinho e, nos acréscimos, foi Beré quem desperdiçou boa chance em cruzamento de Gil Baiano no costado da zaga. No placar, o resultado final ficou mesmo em Colatina 1 x 2 Castelo.

O Colatina voltará a jogar às 15 horas desta quarta feira, 27, no estádio Robertão, na Serra, contra o Gel, precisando da vitória para não ficar para trás na tabela, enquanto o Castelo vai encarar o Espírito Santo às 16 horas, no Emilio Nemer, em Castelo.

FICHA TÉCNICA:

COLATINA: Hiran, Helinho, Riso Surubim, Branco(Diego Rafael) e Ratinho; Rodolfo, Parley(Gedeon), Gil Baiano e Amaral(Beré); Gabriel Buru e Moisés. Técnico: José Sarmento(Zinho)
CASTELO: Jackson, Netinho, Bruno, Ruan e Everton; Edgar, Paulinho Tevez, Vitor Hugo e Geovani(Sandro); Cafezinho e Zé Afonso(Naldinho). Técnico: Paulo Marcos
PÚBLICO PAGANTE: 538
PÚBLICO NÃO PAGANTE: 81
PÚBLICO TOTAL: 619
ÁRBITRO: Rudimar Goltara
ASSISTENTE 1: Cleber Paixão Alexandrino
ASSISTENTE 2: Valberson Braz Zanotti
4º ÁRBITRO: Arildo Pinto

CARTÕES AMARELOS: Helinho e Gabriel(Colatina) e Sandro, Edgar e Vitor Hugo(Castelo)

E passa a bola!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Colatina estréia com vitória no derby contra o Esse, e assume a vice-liderança da Segundinha

FOTO: O meio campo Gedeon, autor do primeiro gol
do Colatina no derby colatinense
Autor do primeiro gol colatinense, Gedeon disse que a jogada que resultou no gol, é típica do futebol de salão.

Depois de seis anos, o torcedor colatinense presenciou um grande jogo. Quem não foi ao estádio, perdeu um belo espetáculo de futebol. O Colatina começou sua participação na Segundinha do futebol capixaba com o pé direito. Jogando no Justiniano de Mello e Silva, na noite desta segunda feira, 18, o Colatina estreou com uma vitória suada por dois tentos a um no derby contra o Espírito Santo/CTE.

Nos primeiros minutos, o jogo foi truncado e as duas equipes pareciam se estudar, em busca do melhor caminho para a vitória. A primeira chance de gol aconteceu logo aos 11 minutos, quando Adiel arriscou de fora da área e Hiran fez defesa fácil. O troco colatinense veio aos 14, quando Gedeon bateu forte da direita e Rodrigo Tubarão fez grande defesa e colocou a escanteio. Ratinho bateu e quase faz gol olímpico.

O jogo era lá e cá, com as duas equipes se arriscando em busca do primeiro gol. William, aos 17, ganhou jogada na intermediária contrária, avançou até as proximidades da área e tentou cruzamento para o meio e a zaga afastou mal. Moisés pegou o rebote e chutou lá na Fazenda Vitali. Dois minutos depois, Ratinho deu uma caneta em seu marcador e cruzou a meia altura para a área. William se antecipou à zaga, a bola explodiu no travessão de Rodrigo Tubarão e voltou para Gedeon ainda dentro da área. Num pequeno espaço de campo, o meio campista deu corte sensacional em seu marcador e bateu forte para tirar o zero do placar e fazer Colatina 1 x 0.

O Colatina tocava a bola com paciência, enquanto o Esse buscava, com lançamentos longos, chegar ao empate. Aos 22, Adiel sofreu falta de Marcão nas proximidades da risca da área e Wendel chutou sobre o gol de Hiran. O goleiro colatinense, aos 30, por reclamação, levou cartão amarelo. Gedeon, aos 34, fez bom cruzamento na área e Moisés testou a esquerda de Rodrigo Tubarão, mas o árbitro já assinalava impedimento.

O Espírito Santo queria jogo e, em desvantagem no placar, foi prá cima. Do outro lado, a defesa colatinense rechaçava qualquer tentativa de perigo em sua área. Aos 35, Parley fez falta mais forte e acabou levando amarelo, provocando um tumulto, logo controlado pela arbitragem. No último lance de perigo do primeiro tempo, aos 40 minutos, Ratinho arriscou do meio da rua e Rodrigo Tubarão fez pose para foto e colocou a escanteio. No placar permaneceu escrito Colatina 1 x 0 Esse.

As duas equipes voltaram com a mesma formação para a segunda etapa. E o Esse começou no ataque, com Adiel sofrendo falta de Riso Surubim quase em cima da risca da grande área. Na cobrança, Chiquinho bateu mal, lá no bairro Adélia Giuberti. A resposta colatinense veio aos 8 minutos, num contragolpe rápido numa saída de bola de Hiran para Parley. O meio campo serviu seu companheiro Gil Baiano colocar na área para William dominar, tirar seu adversário da jogada e bater rente ao poste direito de Rodrigo Tubarão.

O Esse estava mais vivo do que nunca, e querendo o gol de empate. Aos 11, Madson fez boa jogada pela direita, buscou espaço para o arremate e bateu torto, à direita de Hiran. Aos 14, Gedeon deixou o gramado para a entrada de Delei, no Colatina. No Esse, foi Oliveira quem saiu para Rhuan entrar. Cinco minutos depois, numa bobeira da zaga alvianil, Madson quase deixa tudo igual, quando Gil Baiano tirou-lhe o pão da boca na hora do arremate final.

O desgaste físico parecia ter chegado para o Colatina, que dava espaços no meio campo, para que o Esse chegasse em velocidade. Aos 23, numa bola metida no costado da zaga, Adiel sobrou livre na cara do gol, mas Hiran fez defesa arrojada, com os pés, e evitou o empate. Três minutos depois, o mesmo Adiel perderia nova chance na cara do gol. O goleiro alvianil cresceu à sua frente e não permitiu que sua cidadela caísse.

Uma grande equipe começa por um grande goleiro. E este goleiro também precisa ter sorte. Aos 34, Rhuan alçou bola na área e Hiran não conseguiu fazer a defesa e foi ao chão. Adiel subiu mais que a zaga e testou para o chão. A bola quicou na frente do goleiro colatinense que estava caído e encobriu o travessão, para sorte do Colatina.

O jogo continuava lá e cá, com o Esse mais insinuante e cheio de gás. Do outro lado o Colá se segurava de todas as formas e saia nos contragolpes. Aos 39, num cruzamento de Ratinho, foi Parley quem chegou para a conclusão, mas Rodrigo Tubarão fez defesa fácil. E aquele velho ditado de que quem não faz, leva, ficou evidenciado mais uma vez. Aos 42 Netinho arrancou pela direita, entrou na área e levou uma sarrafada de Rhuan Silva. Pênalti. Gil Baiano abraçou a gorduchina e colocou nas redes para fazer 2 x 0 Colatina.

O jogo era bom e torcedor continuava ligado e vibrando com as boas jogadas que Esse e Colatina proporcionavam. E o Esse queria o seu golzinho de honra. Nos acréscimos, depois de bola alçada na área, Hiran saiu em falso e fez falta em Madson. Pênalti. Adiel chamou a responsabilidade para si e converteu, decretando o placar final de Colatina 2 x 1 Esse.

O Colatina voltará a jogar às 17 horas do próximo sábado, quando enfrentará o líder Castelo, que venceu o Tupy por 2 x 0, no Justiniano de Mello e Silva, enquanto o Esse folgará nesta segunda rodada.

FICHA TÉCNICA:

COLATINA: Hiran, Helinho, Riso Surubim, Marcão(Branco) e Ratinho; Rodolfo, Parley, Gil Baiano e Gedeon(Delei); William(Netinho) e Moisés. Treinador: Zinho
ESSE: Rodrigo, Dany Vieira, Rodrigo Gomes, Rafael Assis e Wendel(Batalha); Ivo, Chiquinho, Diego Apodi(Ruan Silva) e Oliveira(Rhuan); Adiel e Madson. Treinador: Fabrício Rodrigues
PÚBLICO: 940 pagantes
RENDA: R$ 8.275,00
ÁRBITRO: Fabiano Alves, com um bom trabalho
ASSISTENTES: Katiuscia Mayer Berger e Wagner Pizoni. No mesmo nível do árbitro principal.
4º árbitro: José Welington Bandeira

E passa a bola!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Em pleno carnaval, Colatina mantém o foco e treina para o derby colatinense

FOTO: O atacante Moisés
Após dois dias de folga, o Colatina voltou ao municipal com trabalhos pela manhã e à tarde.

No Colatina, a contagem é regressiva. Depois de dois dias de folga, curtindo as festas de rei momo, em plena terça feira de carnaval, o preparador físico Martins e Zinho, o treinador, reiniciaram as atividades no estádio municipal, com trabalho físico pela manhã e tático à tarde, visando à estréia na Segunda Divisão Capixaba, que acontecerá na próxima segunda feira, 18, quando enfrentará o Espírito Santo, às 20 horas, no Justiniano de Mello e Silva, no derby colatinense.

Helinho, depois de passar cerca de dez dias entregue ao departamento médico, com uma lesão muscular na região posterior da coxa direita, foi reintegrado ao grupo e fez leve corrida em volta do gramado. O meio campo Parley, com dores na região do músculo posterior da coxa direita, e o lateral Netinho, com desconforto no músculo adutor da coxa esquerda, foram pouco exigidos e não deverão ser problema logo na estréia.

Para Zinho, os jogadores do Colatina chegarão a um estágio perto do ideal já no início da competição. – Fizemos um cronograma de trabalho, e tudo correu de acordo com nosso planejamento. Nosso grupo é muito forte, e estamos todos focados em fazer o melhor para trazermos o Colatina de volta à Primeira Divisão novamente. Precisamos fazer uma boa estréia para termos uma boa seqüência dentro da competição, finalizou.

Depois do trabalho tático em espaço reduzido, os jogadores treinaram algumas jogadas ensaiadas, nas cobranças de falta. Ao final, o treinador gostou do que viu e elogiou o ótimo aproveitamento e os gols que deles resultaram. – Estas jogadas poderão significar gols, e a conquista de nossos primeiros pontos na competição, nos passou o lateral Ratinho.

O Colatina voltará aos treinamentos na manhã e tarde desta quarta feira, 13, no estádio municipal, com treinamentos táticos.

E passa a bola!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Colatina treina forte para estréia na Segundinha

FOTO: Arquivo www.esportecolatinense.com.br

Os jogadores treinaram na manhã deste sábado, 09, e ganharam dois dias de folga.

A nove dias de sua estréia no Campeonato Capixaba da Segunda Divisão, o Colatina voltou ao Justiniano de Mello e Silva na manhã deste sábado, 09, quando realizou seu último coletivo antes das festas do rei momo. Sem poder contar com Helinho, que voltou aos trabalhos e fez somente uma corrida leve em volta do campo na tarde de ontem, e Parley, vetado pelo departamento médico, com desconforto na panturrilha da perna direita, os titulares venceram a equipe B por três tentos a um, num coletivo de um pouco mais de uma hora. Gabriel marcou os três gols dos titulares, enquanto William assinalou o da equipe B. 

Na programação passada pela comissão técnica, o Colatina voltará às suas atividades somente na terça feira, 12, quando fará trabalhos táticos no estádio municipal, pela manhã e à tarde. Os jogadores foram dispensados para aproveitarem a folia, mas a ordem foi para se divertir com moderação. Para Zinho, treinador Colatinense, a equipe está chegando ao ponto ideal, e não pode cochilar. – Os trabalhos que teremos durante esta semana que antecede nossa estréia serão vitais para iniciarmos a competição com um resultado positivo. 

Para o experiente zagueiro Riso Surubim, os dias que antecedem uma estréia são de muita expectativa e o tempo parece não passar. – Estamos trabalhando forte para fazermos uma boa estréia e sairmos na frente de nossos adversários. Se largarmos bem, a tendência é que tenhamos uma boa seqüência, finalizou.

O time A teve a seguinte formação: Andrey, Netinho(Diego Rafael), Riso Surubim, Branco(Marcão) e Ratinho; Rodolfo, Gil Baiano, Delei(Gedeon) e Amaral(Beré); Gabriel e Moisés(Cayo Magrão).
O time B perdeu com: Raony, Diego Rafael(Vinicius), Marcão, Samuel e Gabriel(Alemão); Vinicius, Gedeon(João Otávio), Beré(Caio Pim) e Dudu(Braga); Cayo Magrão(Marcos Vinicius) e William.

E passa a bola!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Parley veio para o Colatina para ser campeão da Segundinha em 2013

FOTO: Parley, volante do Colatina Sociedade Esportiva

Com Parley, Gil Baiano, Rodolfo e Amaral, o Colatina tem o melhor meio campo de sua história.

Ele chegou muito cedo à nossa cidade, onde começou sua carreira nas categorias de base da extinta escolinha da FUNCAB, clube amador que revelou um sem número de jogadores. Conquistou cerca de oito títulos entre Copa A Gazetinha, Unimed, Gazetinha Nacional e Copa Norte, na gestão de Aldair e Lima, então jogadores da Roma, da Itália. Alguns já desistiram da profissão, outros ainda continuam atuando por alguma equipe do futebol brasileiro, como são os casos de Luiz Gustavo, atual goleiro da Seleção Brasileira Sub-20, e do lateral direito Ávine, do Bahia, que fez um ótimo Campeonato Brasileiro em 2012.

Natural da cidade de Ibiraçu, em vias de completar 25 anos, – nasceu em 22/07/88 – Parley Fraga de Aquino, ou simplesmente Parley, já é conhecido e reconhecido em nosso estado por sua ótima performance nos clubes por onde passou. Caladão fora de campo, mas um leão dentro dele, este jovem volante que era apenas de contenção, agora chega ao gol adversário com desenvoltura e ainda costuma deixar seus golzinhos, como o do amistoso do dia 21, quando abriu o marcador na goleada do Colatina por 7 x 2 sobre o Parma.

Clube Atlético Colatinense, Real Noroeste, Águia Negra-MS e Aracruz foram os clubes por onde este ótimo caráter e jovem atleta passou. Depois de conquistar o título da Copa Espírito Santo com o Noroeste em 2011, foi para o Mato Grosso do Sul e sagrou-se campeão com o Águia Negra. Retornando ao Espírito Santo, participou da campanha do Aracruz na Série D do Campeonato Brasileiro em 2012.

Questionado sobre a possibilidade de uma transferência para um grande clube do futebol brasileiro ou até mesmo do exterior, ele é comedido e acha muito difícil. – O atleta, atualmente, não consegue chegar a um grande clube sem ter um bom empresário, ou ser apadrinhado por alguém que tenha fortes ligações com estes clubes, disse ele. Mesmo assim, continuo sonhando com esta possibilidade.
Para Parley, o que o motivou a optar pelo Colatina e disputar a Segunda Divisão, foi o ambicioso projeto “COPA DO BRASIL” apresentado pelo Diretor de Futebol do clube Joelson Cerqueira, que planeja colocar o Colatina novamente na Primeira Divisão e conquistar a Copa Espírito Santo, para ser o representante capixaba na competição nacional, o que dará uma maior tranqüilidade ao atleta, pois poderá assinar contrato de um ano, além, é claro, da ótima identificação com o torcedor colatinense.

Afastado do jogo contra o Grêmio São Domingos, quando esteve fazendo trabalhos com o fisioterapeuta do clube Luis Guilherme Chieppe, Parley confessa que não foi bem contra a Seleção da Vale, errando passes acima da média. – O fato de priorizarmos mais o aspecto físico me deixou com dores que me incomodaram muito durante aquela partida. Neste jogo contra a seleção de Marilândia, eu joguei totalmente sem dor, e pude dar melhor contribuição para a equipe. Fizemos um bom jogo, e acredito que quem nos assistiu saiu com boa impressão e sentiu que temos condições de colocar o Colatina na primeira divisão capixaba novamente.

E passa a bola!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Atuação dos jogadores do Colatina contra a seleção de Marilândia

FOTO: O volante Rodolfo, que tem se destacado
no Colatina

A equipe comandada por Zinho, em sua caminhada para a disputa da Segunda Divisão Capixaba, fez seu quarto amistoso, e permanece invicta. Na noite desta terça feira, 05, no estádio Cleber Roque Bertolde, fez sua melhor apresentação, e goleou, com sobras, o selecionado de Marilândia por cinco tentos a zero. O Colatina fará sua estréia na Segundinha às 20 horas do dia 18 de fevereiro, no Justiniano de Mello e Silva, quando enfrentará o Espírito Santo, no derby colatinense.

HIRAN – Foi exigido em duas situações, e fez duas defesas do seu tamanho, e ainda orientou a equipe durante os noventa minutos de jogo. O quarto gol saiu de seus pés, numa saída rápida de bola para o ataque. Está em excelente forma física e técnica. NOTA: 9,0

NETINHO – Começou nervoso, errando muitos passes. Depois se firmou e, de seus pés, saíram bons cruzamentos na área adversária. NOTA: 7,0 – DIEGO RAFAEL – Entrou improvisado na lateral, e deu conta do recado. Fez o quinto gol colatinense, num chute de rara felicidade. NOTA: 8,0

RISO SURUBIM – É jogador vibrante e de muita entrega. É o xerifão da zaga colatinense. Orienta e cobra muito o empenho seus companheiros. Sabe sair jogando e, na dúvida, joga seu feijão com arroz com muita simplicidade. NOTA: 9,0

BRANCO – Ficou no banco na última partida e voltou para garantir sua vaga no time. Bem posicionado, ganhou todas pelo alto e por baixo. Sabe sair jogando com tranqüilidade. A briga com a balança foi muito boa. NOTA: 9,0 – ROCHA: Entrou e não comprometeu. É jogador canhoto de boa saída de bola e visão de jogo. NOTA: 7,0

RATINHO – Foi o principal destaque da partida. Atacou e defendeu com a mesma eficiência, e fez duas assistências que resultaram em gol e ainda deixou o dele. O melhor lateral esquerdo do Capixabão 2012 mantém regularidade impressionante. NOTA: 9,5 – VINICIUS – Improvisado na esquerda, teve pouco tem para aparecer. NOTA: 6,0

PARLEY – Fora do amistoso contra o Grêmio de São Domingos – sentiu desconforto na parte anterior da coxa direita –, voltou à equipe e deu maior consistência ao meio campo. Com muita movimentação, além de ótimo marcador, tem aparecido bem como ótima opção no ataque. NOTA: 8,0 – GEDEON – É jogador de fôlego impressionante. Movimenta-se por todos os setores do campo, e parece incansável tanto na marcação como na armação das jogada. NOTA: 7,5

RODOLFO – Tem sido jogador de vital importância para o sistema defensivo da equipe. É ótimo na marcação e saída de bola. Movimenta-se muito e sempre aparece como opção de passe. NOTA: 9,0 – DUDU – Teve pouco tempo para mostrar a que veio e pouco apareceu. NOTA: 6,0

GIL BAIANO – É o homem que dita o ritmo do Colatina, e raramente erra um passe. É o líder do grupo. Enfim, ele é o cara. De seus pés nascem as principais jogadas da equipe. É jogador de muita experiência, excelente visão de jogo e de uma regularidade impressionante. Orienta seus companheiros e se movimenta muito procurando fazer a bola chegar com qualidade ao ataque. NOTA: 9,5

BERÉ – É atacante de velocidade, que joga pelos flancos. Jogando no meio, não esteve numa noite muito feliz e pouco apareceu. NOTA: 6,0 – AMARAL – Procurou tocar a bola e o fez com qualidade. É bom jogador, mas peca na marcação, que não é o seu forte. NOTA: 6,5

GABRIEL – É daquele jogador para o qual zagueiro adversário nenhum pode dar espaço. Quando o tem, desmonta qualquer sistema defensivo. É velocista, habilidoso, chuta bem com ambas as pernas e, ali dentro da zona do agrião, tem um senso de colocação impressionante. Deixou o dele e ainda fez ótima assistência para o quarto gol colatinense. NOTA: 9,5 – WILLIAM – Teve 15 minutos para mostrar alguma coisa, mas dessa vez não teve a mesma inspiração e eficiência de outras jornadas. NOTA: 6,0

MOISÉS – Mostrou ser o matador de quem o Colatina precisa. Ali na zona do agrião ele resolve e mostra com gols. Balançou as redes duas vezes, mostrou entrosamento com Gabriel e saiu com a sensação do dever cumprido. NOTA: 9,5 – CAIO MAGRÃO – É jogador de referência na área. Fez bom trabalho no lance do quinto gol colatinense, quando rolou a bola para Diego Rafael fechar o marcador. NOTA: 7,5

ZINHO – Tem dado uma cara ao time, que está subindo de rendimento gradativamente, e parece melhorar a cada dia. Tanto no aspecto físico quanto tático, parece estar chegando ao estágio ideal. NOTA: 9,5

E passa a bola!

Colatina goleia a Seleção de Marilândia em seu quarto amistoso: 5 x 0

FOTO: O time titular do Colatina que derrotou a
seleção de Marilândia

Num gramado excelente para a prática do futebol, o Colatina sobrou em campo e goleou a seleção de Marilândia.


Jogando no Cleber Roque Bertolde, em Marilândia, contra uma equipe que vinha de um bom resultado diante do Espírito Santo – 4 x 3 –, o Colatina, numa exibição de gala, goleou a Seleção de Marilândia por cinco tentos a zero na noite desta terça feira, 05, em seu quarto amistoso preparativo para a disputa da Segunda Divisão Capixaba. Com este resultado, o Colá manteve sua invencibilidade e chegou aos quinze tentos assinalados, mantendo a excelente média de 3,75 gols por partida.

O Colatina começou arrasador e, num gramado em excelente condições para a prática do futebol, com menos de um minuto de jogo, inaugurou o marcador. Gabriel recebeu bola pelo meio, fez ótima metida de bola entre os zagueiros para Ratinho ir ao fundo e cruzar na medida para Moisés, livre de marcação à frente do gol, só escorar para as redes, fazendo 1 x 0. A resposta da Seleção veio aos 7 minutos, quando Indio serviu Fernandinho dentro da grande área. O meia bateu forte, mas em carimbou a zaga. No rebote, o mesmo Fernandinho bateu forte e Hiran fez grande defesa com os pés.

Com a Seleção sentindo o gol logo na saída de bola, o Colatina passou a ditar o ritmo da partida, com troca de passes e viradas de jogo de um lado para outro. Aos 16, Parley abriu na esquerda para Ratinho. O lateral passou de passagem por seu marcador e alçou na área para Moisés, de peixinho, testar a direita do goleiro Gleison, desperdiçando ótima chance.

Mesmo com forte marcação a partir de seu campo, a Seleção dava espaços para o meio campo colatinense trabalhar a bola. Com muita movimentação de toda equipe, o Colatina tocava a bola chamando seu adversário, para tentar, nos contra ataques, chegar ao segundo gol. Aos 20, numa falha do zagueiro Bruno, que fez recuo de bola para seu goleiro, Moisés quase amplia. O goleiro Gleison saiu e fez defesa arrojada nos pés do atacante.

Fazendo a bola rolar, o Colatina era dono absoluto do meio campo, tocando a bola de pé em pé e virando o jogo, confundindo a marcação adversária, principalmente com as movimentações de Ratinho, Parley, Rodolfo e o atacante Gabriel. Num vacilo da zaga colatinense, aos 38, Laudiones quase empata. Numa bola espirrada, o atacante teve duas chances. Na primeira, a bola explodiu na zaga e, na segunda, ele bateu de canhota e Hiran apareceu bem para fazer a defesa. Ao final do primeiro tempo, no placar o Colatina tinha um e a Seleção não tinha nada.

A Seleção começou a segunda etapa com alterações. Cazalli e Fernandinho deixaram o gramado para as entradas de Faé e Laurindinho, respectivamente. O Colá voltou com a mesma formação e, assim como na primeira etapa, o alvianil colatinense fez 2 x 0 com menos de um minuto, após boa triangulação pelo seu setor esquerdo. Rodolfo abriu na esquerda para Ratinho ir ao fundo e alçar bola na área para Gabriel, de cabeça, deixar sua marca.

Sem forçar a barra e tocando a bola com objetividade, o Colatina continuava mandando no jogo sendo pouco incomodado em termos ofensivos. No Colá, Beré e Branco saíram para as entradas de Amaral e Rocha. Aos 20, depois de bela deixada de Moisés, Ratinho entrou na área e bateu esquinada para fazer 3 x 0. Dois minutos depois, num lançamento primoroso do goleiro Hiran para Gabriel, o atacante passou por seu marcador, entrou na área, deu um corte para dentro no zagueiro e só rolou para Moisés, que vinha de trás, encher o pé e fazer 4 x 0 Colatina.

Com o placar definido a seu favor, o Colatina mudou quase seu time inteiro. O mesmo acontecendo com a Seleção, que já não dava sinais de tentar uma possível reação. No Colá, aqueles que entraram mantiveram o bom ritmo, mostraram desenvoltura e que estão prontos para entrar quando solicitados. No mais belo gol da partida, aos 36 minutos, Gedeon ganhou bola pelo meio e serviu Caio Magrão. O atacante dominou e deixou Diego Rafael livre para fazer um golaço. O lateral chegou batendo, e acertou o ângulo superior direito do goleiro Gleison, que nada pode fazer, decretando o placar final de Seleção de Marilândia 0 x 5 Colatina.

FICHA TÉCNICA:

SELEÇÃO DE MARILÂNDIA: Gleison, Cazalli(Faé), Luan, Bruno e Jaderson(Elton), Franciani(Tiago), Neneca(Adilson), Vinicius(Ferreira) e Fernandinho(Laurindinho); Laudiones e Indio. Treinador: Comério

COLATINA: Hiran, Netinho(Diego Rafael), Riso Surubim, Branco(Rocha) e Ratinho(Vinicius), Parley(Gedeon), Rodolfo(Dudu), Gil Baiano e Beré(Amaral); Gabriel(William) e Moisés(Caio Magrão). Treinador: José Sarmento(Zinho).

ÁRBITRO: José Wellington Bandeira

ASSISTENTES: Fernando Martins e Wagner Pizzoni

E passa a bola!


sábado, 2 de fevereiro de 2013

No melhor teste dos amistosos, Colatina bate o Grêmio São Domingos: 2 x 0

FOTO: Gabriel Buru, autor dos gols do Colatina
O Colatina teve de mostrar paciência e determinação para furar o forte bloqueio armado por um time muito bem montado por seu treinador.

Sem Hiran, Helinho, Parley e Branco, o Colatina Sociedade Esportiva teve um ótimo teste no amistoso realizado contra a boa equipe do Grêmio São Domingos, de São Domingos do Norte, na noite desta sexta feira, 01, no Estádio Municipal Justiniano de Mello e Silva. O atacante Gabriel Buru fez sua estréia, e também os dois gols que deram à vitória ao alvianil colatinense por dois tentos a zero.

Jogando dentro de casa, o Colatina começou pressionando seu adversário e, com um bom toque de bola e muita movimentação, procurou chegar ao gol tricolor, mas sem sucesso na etapa primeira. Do outro lado, o Grêmio veio com uma postura defensiva sem muita preocupação com o ataque.

Nesta primeira etapa, o Colatina teve duas chances de marcar. A primeira com Ratinho numa cobrança de falta que o goleiro Wallace fez defesa em dois tempos, logo aos 7 minutos. Com oito jogadores atrás da linha da bola, o São Domingos dificultava as penetrações do ataque alvianil. Aos 30, depois de cobrança de escanteio através de Ratinho, o atacante Moisés, que esteve apagado e sem muita mobilidade, testou a esquerda do gol de Wallace. O placar de 0 x 0, foi o resultado ao final dos primeiros 45 minutos.

O segundo tempo começou com alteração no Colatina. O meio campo Amaral saiu para a entrada de Gabriel Buru, que esteve irrequieto no banco durante todo o tempo inicial. No São Domingos, o treinador Paulo Polenta optou por manter os mesmos jogadores.

Com paciência, o Colatina continuava tocando a bola em busca de espaço para chegar ao seu primeiro gol, alugando o meio campo. O tricolor mantinha a mesma postura defensiva do primeiro tempo, e não ameaçava ao gol de Andrey. Comandado por Gil Baiano, o Colatina não desistia de suas jogadas ofensivas. Aos 15, numa cobrança de escanteio de pé trocado, Ratinho alçou bola na área e Riso Surubim testou para as redes, porém, o árbitro anulou o gol, alegando uma carga do zagueiro sobre um defensor tricolor. Era o Colá querendo jogo e tirar o zero do placar.

O treinador colatinense começou a mudar sua equipe a partir dos 16 minutos, quando Marcão, Netinho, Moisés e Gedeon deixaram o gramado, para as entradas de Branco, Vinicius, Caio Magrão e Rocha, respectivamente. No Grêmio, foi Juninho quem saiu para a entrada de Arthur.

Aqueles que saíram do banco deram uma nova dinâmica ao jogo e o Colatina começou a chegar com mais freqüência e qualidade ao gol gremista. Rodolfo e Beré foram substituídos por Dudu e Delei, aos 32 minutos. O meio campo ficou mais leve, sem perder o poder de marcação. O resultado: gol... gol... gol.... Aos 34, num ótimo cruzamento de Vinicius a meia altura, Gabriel Buru se jogou e colocou nas redes para delírio do torcedor colatinense. Colatina 1 x 0.

Com o gol e a vantagem no marcador, o Colatina continuou seu bom toque de bola, tornando-se ainda mais insinuante. Estavam abertas as porteiras. E foi Caio Magrão, numa jogada de pura raça, quem puxou o segundo gol colatinense. O atacante ganhou jogada na intermediaria contrária, entrou na área e bateu cruzado. No lugar certo, na hora certa, Gabriel Buru só empurrou para as redes, aos 38 minutos, definindo o placar de Colatina 2 x 0 Grêmio São Domingos.

FICHA TÉCNICA:

COLATINA: Andrey(Raony), Netinho(Vinicius), Marcão(Branco), Riso Surubim e Ratinho(William), Rodolfo(Dudu), Gedeon(Samuel), Gil Baiano e Amaral(Gabriel Buru); Beré(Delei) e Moisés(Caio Magrão). Técnico: José Sarmento(Zinho)

GRÊMIO: Wallace, Rafael, Juninho(Arthur), Clóvis e Fabricio; Agenor(Robson), Leléu, Xuxu e Patrick(Pablo); Cielo e Douglas. Técnico: Paulo Polenta

ÁRBITRO: Thiago Bozetti

ASSISTENTES: Fernando Martins e Ronald Kapizky Marques

E passa a bola!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Com três alterações, Colatina enfrenta o Grêmio São Domingos nesta sexta feira

FOTO: Beré(dir.) tem presença garantida, enquanto
Parley assistirá o jogo das arquibancadas.

O Colatina terá três alterações em relação aos jogos anteriores. Helinho, Branco e Parley são os desfalques.

Enquanto o dia 18 de fevereiro não chega, o Colatina Sociedade Esportiva continua fazendo sua pré-temporada. Depois de golear o Parma por 7 x 2 e bater a Seleção da Vale por 2 x 0, o Colá voltará aos gramados do Estádio Municipal Justiniano de Mello e Silva às 20 horas desta sexta feira, 01, quando enfrentará a equipe do Grêmio São Domingos, que se prepara para a Copa Norte.

No coletivo apronto realizado no municipal na tarde desta quinta feira, onde os titulares bateram a equipe B por 2 x 0, com gols de Beré e Ratinho, o treinador Zinho definiu sua equipe com três alterações para este terceiro amistoso que o Colatina fará como preparativo para a disputa da Segunda Divisão do Futebol Capixaba. O zagueiro Branco, ainda com problemas com a balança, e o lateral Helinho, com lesão de grau leve na parte posterior da coxa direita já seriam desfalques certos. O meio campo Parley, que treinou normalmente, mas sentiu um desconforto no joelho direito, será poupado e também não vai para o jogo, conforme informações do fisioterapeuta do clube Luis Guilherme Chieppe. Marcão e Netinho substituirão Branco e Helinho, enquanto Gedeon é o mais cotado para entrar na vaga deixada por Parley.

Com estes desfalques, o treinador Zinho terá a chance de observar melhor o plantel que está à sua disposição, e definir o grupo que permanecerá para a disputa da Segunda Divisão, que terá inicio no dia 18 de fevereiro, quando o Colatina enfrentará o Espírito Santo, no derby colatinense.

Satisfeito com os resultados e desenvolvimento dos trabalhos programados para este período, o treinador colatinense acredita que sua equipe estará próxima do ideal no início da competição oficial. Para Zinho, o Colatina ainda precisa de algumas contratações pontuais. Um meio campo e mais um atacante deverão chegar na próxima semana. Seus nomes ainda não foram divulgados, apenas para evitar especulações e as conversas fluírem normalmente. De acordo com o Diretor de Futebol Joelson Cerqueira, pode pintar uma surpresa no Colatina.

Para encarar o Grêmio São Domingos, o treinador Zinho deverá escalar o Colatina com a seguinte formação: Hiran, Netinho, Marcão, Riso Surubim e Ratinho, Rodolfo, Gedeon, Gil Baiano e Amaral; Beré e Moisés.

Os ingressos para este jogo estarão sendo vendidos nas bilheterias do Estádio Municipal, ao preço único de R$ 5,00.

Foto: Beré(direita) tem presença garantida, enquanto Parley assistirá o jogo das arquibancadas.

E passa a bola!